Egressa de Psicologia publica artigo sobre Equoterapia
 

Matéria

Egressa de Psicologia publica artigo sobre Equoterapia

9 / Junho / 2020

A Equoterapia é uma prática terapêutica que tem como base o uso do cavalo na promoção do desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com necessidades especiais. O assunto foi abordado em um artigo publicado na Revista FG Ciência por Fabiana Aparecida Chaves Pinto e Anna Luísa Lélis Lima Badaró Castro. A Profa. Anna Luísa é docente do curso de Psicologia da UniFG e Fabiana é egressa do mesmo curso.

Apresentando uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, a Equoterapia promove o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência. Por exigir a participação do corpo inteiro, contribui para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio.

O trabalho publicado pelas pesquisadoras da UniFG investiga a percepção dos cuidadores a respeito dos benefícios proporcionados pela Equoterapia a seus praticantes e observou-se que, do ponto de vista dos familiares dos praticantes, esta prática terapêutica é uma considerada eficaz no tratamento de pacientes com necessidades especiais. Percebeu-se, também, a Psicologia como mediadora para a conquista destes avanços, ajudando na desenvoltura da equipe e promovendo melhora nas relações familiares.

O texto completo pode ser lido n última edição da FG Ciência:

Os benefícios da equoterapia no neurodesenvolvimento infantil: a perspectiva dos cuidadores