Nutricionista dá dicas para aproveitar o Carnaval de forma saudável
 

Matéria

Nutricionista dá dicas para aproveitar o Carnaval de forma saudável

16 / Fevereiro / 2023

Segundo especialista, um dos principais cuidados deve ser com a hidratação

Uma das épocas mais festivas do país – o Carnaval – já começou em diversas partes do Brasil. Durante os vários dias de festa, muitos foliões acabam adquirindo maus hábitos alimentares, seja no consumo de bebidas alcoólicas e açucaradas, comidas gordurosas, hidratação insuficiente ou até mesmo ingestão de calorias abaixo do recomendado. Sendo assim, para dar conta de toda a programação, é necessário se hidratar e se alimentar bem para manter a energia e preservar a imunidade.

De acordo com a nutricionista e professora do Centro Universitário UniFG, instituição pertencente ao Ecossistema Ânima Educação, Erika Vanessa Martins Pereira, é importante ter planejamento sobre o que vai comer durante o festejo e evitar ficar longos períodos em jejum. “O ideal é fazer três refeições principais – café da manhã, almoço e jantar – e pequenos lanches nos intervalos. Esses pequenos lanches podem ser frutas frescas ou sucos de frutas, castanhas, biscoitos integrais e barra de cereal”, orienta a especialista.

A professora da UniFG enumera, ainda, alguns alimentos que auxiliam no processo de desintoxicação do organismo. “Consuma frutas da estação e dê preferência a vegetais verde-escuros como a couve, o brócolis, a rúcula, o agrião, pois estes possuem vitaminas e minerais que auxiliam em diversas funções do organismo, dentre elas no processo de desintoxicação. Evite alimentos gordurosos, frituras, salgadinhos de pacote. Prefira as carnes brancas e vermelhas magras, grelhadas, assadas ou cozidas, que contêm menos gordura e são mais fáceis de ser digeridas”, indica.

Um dos principais cuidados durante a festa é com a hidratação, segundo Pereira. As altas temperaturas do verão aliadas ao desgaste físico, baixa ingestão de água e consumo de álcool levam o folião a perda de água corporal através do suor. Para repor a perda de líquidos e consequentemente evitar a desidratação, a nutricionista recomenda a ingestão de 2 a 3 litros de água por dia, podendo ser também em forma de sucos naturais, água de coco, bebidas isotônicas e frutas ricas em água, a exemplo de melancia, laranja, melão e abacaxi.

“Qualquer forma de desidratação, se não tratada, pode levar a sérias complicações de saúde. Sendo assim, é fundamental estar atento aos sintomas como dores de cabeça, cansaço, boca  seca, diminuição das funções cognitivas e urina concentrada e em pouca quantidade”, alerta a professora.

A especialista também dá dicas para quem deseja preparar o corpo para curtir os dias intensos de Carnaval da melhor forma possível e sem comprometer a saúde. Segundo ela, a chave está no consumo de carbroidatos. “Durante os dias que antecedem o Carnaval é importante obter boas fontes de energia através dos alimentos ricos em carboidratos, como o arroz, macarrão, batata, pão, cereais e outros, de preferência integrais, pois o carboidrato vai fornecer a energia que o folião precisa para aproveitar as festas”, explica.

_____

Por Gisele Almeida, assessora de imprensa