Pesquisa e Desenvolvimento Científico Pesquisa e Desenvolvimento Científico
 

Pesquisa e Desenvolvimento Científico

Como funciona

Com nosso programa de Iniciação Científica, você, que é aluno de graduação, pode receber um fomento mensal para desenvolver pesquisas acadêmicas pela UniFG! O projeto pode durar até no máximo 12 meses, durante os quais você trabalhará diretamente com a supervisão de um de nossos pesquisadores experientes.

Vcê pode optar por algumas modalidades diferentes, para ficar com aquela que é melhor para os seus objetivos! Mas independente de escolher uma opção com bolsa ou sem, é certo que você aprenderá muito ao participar ativamente da construção de conhecimento no universo acadêmico.

Confira o Portal de Periódicos Ânima

Pesquisa e Desenvolvimento Científico
  • Pró-ciência 2024

  • Como posso conseguir uma bolsa para Iniciação Científica?

    A cota de bolsas é disponibilizada pela Mantenedora do UNIFG, CNPq e de outras agências de fomento, anualmente, objetivando apoiar projetos dos professores pesquisadores e orientadores interessados em participar do Programa. Os estudantes tornam-se bolsistas a partir da indicação dos orientadores e/ou seleção sob normas estabelecidas pela IES em edital específico.

  • Objetivos específicos do Programa

    • Despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação;
    • Contribuir para a formação científica de recursos humanos que se dedicarão a qualquer atividade profissional;
    • Colaborar para a formação de recursos humanos para a pesquisa;
    • Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;
    • Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa;
    • Estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa;
    • Ampliar o acesso e a integração do estudante à cultura científica.
  • Parcerias

    Parceria com o CNPq amplia investimentos em pesquisa – A parceria com a CNPq insere, definitivamente, a UniFG no cenário nacional da pesquisa científica, um importante passo na consolidação do fomento à pesquisa no âmbito do semiárido nordestino. Após a aprovação para criação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e de uma série de outras ações que incentivam a prática da pesquisa científica, a então Faculdade Guanambi (FG), foi habilitada a cadastrar Grupos de Pesquisa no Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), órgão público, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações.

    A inclusão da FG no Diretório de Instituições do CNPq configurou-se após a instituição cumprir os requisitos exigidos pelo Conselho, como por exemplo, possuir curso de pós-graduação stricto sensu (mestrado ou doutorado). A partir de então, a Faculdade Guanambi foi incluída no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), o que a coloca em destaque no cenário das instituições de ensino superior.

    O DGP constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no país. As informações nele contidas dizem respeito aos recursos humanos constituintes dos grupos, às linhas de pesquisa em andamento, às especialidades do conhecimento, aos setores de aplicação envolvidos, à produção científica, tecnológica e artística e às parcerias estabelecidas.

    O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) é uma agência do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e tem como principais atribuições fomentar a pesquisa científica e tecnológica e incentivar a formação de pesquisadores brasileiros. Criado em 1951, desempenha papel primordial na formulação e condução das políticas de ciência, tecnologia e inovação. Sua atuação contribui para o desenvolvimento nacional e o reconhecimento das instituições de pesquisa e pesquisadores brasileiros pela comunidade científica internacional.

    A UniFG também possui credenciamento de bolsas de IC da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), principais agências de fomento à pesquisa do Brasil.

  • Editais anteriores

  • Notícias

    EM BREVE