Comissão Própria de Avaliação Comissão Própria de Avaliação
 

Comissão Própria de Avaliação

  • O que é a CPA

    A sigla CPA significa Comissão Própria de Avaliação. Presente em toda instituição educacional, seja ela pública ou privada, conforme artigo 11 da lei nº 10861/2004.

    Suas atividades de ava­liação são realizadas contemplando a análise global e integrada do conjunto de dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais da faculdade.

  • Finalidade

    A Comissão Própria de Avaliação tem como finalidade:

    * Coordenar as ações do processo avaliativo da FG conforme a lei nº 10861/2004 que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES;

    * Gerar, na instituição, o autoconhecimento e a reflexão, visando o aprimoramento da qualidade de ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão administrativa;

    * Tornar a prática avaliativa uma ação norteadora da instituição educacional;

    * Fortalecer as relações da instituição com a comunidade acadêmica e com a sociedade, a partir do processo avaliativo.

  • Importância da CPA

    A Comissão Própria de Avaliação conduz os processos de avaliação internos da instituição, a saber: avaliação de cursos, avaliação de ensino e aprendizagem, avaliação institucional, bem como sistematiza e presta informações ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep)- instituto que avalia o Sistema Educacional Brasileiro.

    A CPA traduz um novo conceito para a gestão institucional, que repercute em benefícios diretos à comuni­dade acadêmica.

    Para entrar em contato conosco, nos envie um e-mail pelo endereço eletrônico [email protected] ou ligue 77 3451-8436. Você também pode entrar em contato pelo WhatsApp (77) 9 9854-1893.

  • Atribuições CPA

    À Comissão Própria de Avaliação, observada a legislação pertinente, compete:

    * Conduzir e acompanhar os processos de avaliação interna (avaliação de cursos, avaliação de ensino aprendizagem, avaliação institucional).

    * Sistematizar e prestar informações solicitadas pelos Órgãos do Ministério da Educação (MEC), no âmbito do SINAES, nos prazos previstos.

    * Elaborar e analisar relatórios e pareceres dos diferentes processos avaliativos e encaminhar às instâncias competentes.

    * Desenvolver estudos e análises visando o fornecimento de subsídios para a fixação, aperfeiçoamento e modificação de políticas de autoavaliação institucional.

    * Coletar, processar, analisar e interpretar informações para subsidiar a instituição no uso efetivo dos resultados para superação das dificuldades e aprimoramento institucional.

    * Promover reuniões com demais membros da comissão.

    * Elaborar relatório de autoavaliação institucional a ser encaminhado aos órgãos competentes do MEC.

    * Implementar as atividades necessárias à sensibilização da comunidade para a importância da avaliação institucional e sua integração com a missão da IES.

    * Assessorar coordenadores de cursos e as áreas técnico-administrativas nos procedimentos dos vários momentos e processos avaliativos incluindo a avaliação externa.

    * Divulgar amplamente todas as suas atividades, prestando contas ao final de cada etapa de autoavaliação, aos órgãos colegiados superiores e comunidade acadêmica, mediante a apresentação de relatórios, seminários devolutivos, pareceres e recomendações.

    O Relatório Institucional encontra-se disponível no site da UniFG, biblioteca, sala dos professores, Centro de Saúde UniFG e Laboratório de Análises Clínicas UniFG.

  • Comissão e Resultados

  • Sinaes

    Criado pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) é formado por três componentes principais: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes. O SINAES avalia todos os aspectos que giram em torno desses três eixos: o ensino, a pesquisa e a extensão. Também são destaques a responsabilidade social, o desempenho dos alunos, a gestão da instituição, o corpo docente, as instalações e vários outros aspectos.

    Ele possui uma série de instrumentos complementares: autoavaliação, avaliação externa, ENADE, avaliação dos cursos de graduação e instrumentos de informação (censo e cadastro). Os resultados das avaliações possibilitam traçar um panorama da qualidade dos cursos e instituições de educação superior no país. Os processos avaliativos são coordenados e supervisionados pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (CONAES). A operacionalização é de responsabilidade do INEP.

    As informações obtidas com o SINAES são utilizadas pelas IES, para orientação da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; pelos órgãos governamentais, para orientar políticas públicas; e pelos estudantes, pais de alunos, instituições acadêmicas e público em geral, para orientar suas decisões quanto à realidade dos cursos e das instituições.

    Fonte: www.inep.gov.br/sinaes

  • Legislação

    Lei – 10861

  • Relatório de Autoavaliação - ano base 2021

  • Perguntas Frequentes

    Qual a importância da CPA para o corpo docente e discente?

    A CPA é um instrumento que possibilita ao corpo docente, discente e todos os segmentos acadêmicos, a sua autoavaliação e a oportunidade de crescer partindo do conhecimento de sua própria realidade, de suas limitações e potencialidades.

    O que mudou na instituição após a implantação dessa comissão?

    Muita coisa. Mudanças na estrutura física, na gestão institucional, na forma de cada um perceber a faculdade e em credibilidade junto ao MEC. Além de possibilitar interação entre os diversos segmentos acadêmicos.

    A CPA pode punir um professor que não foi bem avaliado?

    Não. Ela apenas encaminha os resultados para as pessoas responsáveis e busca melhorias que contribuirão para tomada de decisão.

    O que é a avaliação de cursos?

    A Avaliação dos Cursos de Graduação é um procedimento utilizado pelo MEC para o reconhecimento ou renovação de reconhecimento dos cursos de graduação.

    O que é analisado na avaliação de cursos?

    A organização didático-pedagógica, o corpo docente, discente e técnico-administrativo e as instalações físicas.

    Como é feita a avaliação de cursos superiores?

    A avaliação é feita de forma periódica, com o objetivo de cumprir a determinação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Superior, a fim de garantir a qualidade do ensino oferecido pelas Instituições de Educação Superior.

    Onde podem ser encontradas mais informações sobre as avaliações de cursos do ensino superior?

    Todas as informações estão disponíveis no site do INEP.

    Como é feita a avaliação externa?

    Ela é realizada por comissões designadas pelo INEP, órgão do governo ligado ao Ministério da Educação. A avaliação externa tem como referência os padrões de qualidade para a educação superior expressos nos instrumentos de avaliação e nos relatórios das autoavaliações. As comissões realizam as visitas in loco.

    Qual o conceito mínimo e máximo necessário para o reconhecimento de um curso de uma instituição de ensino superior?

    O conceito mínimo é três e o máximo é cinco para as dimensões avaliadas.

    Os alunos são consultados na avaliação externa?

    Sim. Eles são ouvidos pelos avaliadores do MEC por ocasião da visita in loco.

    O que é a Avaliação Institucional e como ela acontece?

    A Avaliação Institucional é um processo cíclico, de reflexão e autoconsciência institucional. Ela acontece em duas etapas: Avaliação Institucional e Avaliação Institucional Parcial.

    Onde você encontra o Relatório Institucional?

    No site www.centrouniversitariounifg.edu.br, biblioteca, sala dos professores, Centro de Saúde UniFG e Laboratório de Análises Clínicas UniFG.

  • Fale com a CPA

    Para entrar em contato com a Comissão Própria de Avaliação, ligue para 77-3451-8436, ou encaminhe e-mail para o endereço eletrônico [email protected]

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