Em 2022, Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil da UniFG ofertou mais de 4 mil serviços gratuitos. Saiba como aproveitar em 2023

30 / Janeiro / 2023

Serviço incentivado pela Receita Federal acontece em diversas instituições de ensino superior.

Com um mercado tão aquecido e cada vez mais estratégico, as pequenas empresas estão em busca de serviços que auxiliem na administração e na promoção da confiança e segurança necessárias na tomada de decisões. Pensando nessa realidade, o Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) do Centro Universitário UniFG, oferece serviços contábeis e fiscais gratuitos para pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo.

Em 2022, o NAF da UniFG, instituição de ensino pertencente ao Ecossistema Ânima Educação, registrou mais de quatro mil atendimentos e, dentro do estado da Bahia, ficou na terceira colocação (entre instituições de ensino superior) em números de atendimentos prestados à comunidade. A UNIFACS, que também pertence ao Ecossistema Ânima ocupou a primeira posição em número de atendimentos.

O projeto de extensão universitária contínuo foi desenvolvido pela Receita Federal em parceria com as Instituições de Ensino Superior – IES, e tem o objetivo de oferecer apoio às microempresas, microempreendedores individuais, contribuintes hipossuficientes e às entidades sem fins lucrativos, promovendo uma cooperação mútua entre estudantes, comunidade, instituição de ensino e o órgão federal.

Charlene Cotrim, mestra em ciências contábeis e professora coordenadora do NAF da UniFG, ressalta a importância do projeto de extensão para a sociedade. “Através do Núcleo, diversas pessoas contam com a possibilidade de encontrar acesso gratuito a serviços contábeis e orientação tributária, principalmente MEIs, entidades sem fins lucrativos e pessoas físicas baixa renda”, explica.

Além disso, o NAF proporciona aos alunos envolvidos a oportunidade de viver experiências profissionais durante a graduação através da prestação de serviços específicos da área formação, como por exemplo: consulta de situação fiscal, certidão unificada, E-Social para empregadas domésticas e folha de pagamento de Microempreendedores Individuais, orientação sobre declaração de Imposto de Renda pessoa física e Microempreendedores Individuais, emissão de notas fiscais avulsas, dentre outros serviços.

“As atividades desenvolvidas possibilitam que a instituição forme melhores profissionais, com comprometimento social e capacitados para o mercado de trabalho. Dessa forma, esse contato proporciona aos alunos uma experiência com os serviços prestados e também como se comportar com o cliente. Além disso, os estudantes participantes do NAF são capacitados em cursos ministrados diretamente pela Receita Federal”, pontua Charlene Cotrim.

O NAF em 2023

Em 2023, a retomada dos serviços oferecidos pelo Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil, será no dia 1 de fevereiro e não requer uma inscrição prévia. No entanto, o atendimento ofertado irá avaliar inicialmente se os contribuintes são hipossuficientes ou se os serviços solicitados podem ser prestados pelo projeto.

Os cidadãos que procurarem os serviços contábeis e fiscais oferecidos pelo NAF da UniFG, poderão ser atendidos presencialmente na sede do Núcleo, localizada no prédio de atendimento CISS-UNIFG, na rua Vasco da Gama, Centro de Guanambi, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 12h. O projeto também oferece atendimento online através do WhatsApp, pelo número (77) 99854-2136.

Por Juliana Vital, assessora de imprensa