Instituto Ânima e Movimento (Des)aprenda realizam webinars gratuitos para professores sobre estratégias para aprendizagem
 

Matéria

Instituto Ânima e Movimento (Des)aprenda realizam webinars gratuitos para professores sobre estratégias para aprendizagem

13 / Abril / 2021

Os eventos acontecem nos dias 15, 22 e 29 de abril e debate temas relacionados ao uso de ferramentas tecnológicas e desenvolvimento de processos que colaboram para melhor aprendizagem

Professores têm enfrentado diversos desafios durante a pandemia para gerar engajamento e melhorar a aprendizagem dos estudantes. Com o objetivo de contribuir com as estratégias de ensino dos educadores brasileiros, o Instituto Ânima, instituição da sociedade civil sem fins lucrativos da Ânima Educação, uma das maiores organizações educacionais do país que também integra o Centro Universitário UniFG, realiza webinars gratuitos nos dias 15, 22 e 29 de abril, entre 17h e 18h, no YouTube sobre como gravar videoaulas, gerir ambientes de aprendizagem e trabalhar com objetivos de aprendizagem em conexão com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site https://www.sympla.com.br/produtor/institutoanima. A participação no evento garante o recebimento gratuito de um certificado de 1 hora para cada evento.

Nesta quarta-feira, dia 15 de abril, os educadores vão poder participar do webinar ‘Como gravar videoaulas: estratégias e técnicas’. Durante o encontro, os especialistas vão dar dicas sobre equipamentos de vídeo e áudio, montagem de cenário, iluminação para que os participantes possam aprender estratégias para gravação das aulas com qualidade técnica para tornar o conteúdo ainda mais atrativo aos estudantes. O evento será mediado por Luiz Lana, mestre em Literaturas de Língua Portuguesa, com a participação de Gustavo Txai, mestre em Estudos de Linguagens Especialista em Ensino de Artes Visuais e Tecnologias Contemporâneas que trabalha com produção multimídia voltada para a educação deste de 2012.

O webinar do dia 22 de abril vai abordar o tema ‘Gestão de Ambientes de Aprendizagem’ com reflexões sobre teorias e práticas de gestão, organização da sala de aula, elaboração de estratégias para o ambiente, além do planejamento das atividades por meio da gestão do tempo e estratégias para lidar com problemas de comportamento dos alunos. O momento será mediado por Fernanda Sarmento, formada pelo PED Brasil (Stanford), biomédica pelo FUMEC (2009), mestre e doutora em Medicina-Biomedicina pelo Instituto de Ensino e Pesquisa da Santa Casa de Belo Horizonte, com a participação de Alessandra Silva, Mestre em Educação Matemática (UFOP), especialista em Matemática (UFMG) e licenciada em Matemática (UFMG).

A série de webinars segue até o dia 29 de abril com um debate sobre os ‘Objetivos da Aprendizagem e Conexão com a BNCC’. Na oportunidade, os participantes vão ter uma exposição sobre como elaborar o planejamento de aula ou unidades de ensino coerentes que deixem claro os objetivos de aprendizagem e possibilitem aos estudantes a oportunidade de desenvolverem compreensão conceitual e domínio procedimental sobre os temas abordados e que estejam alinhados construtivamente com a avaliação e as atividades desenvolvidas durante as aulas.

Movimento (Des)Aprenda – O (Des)Aprenda é um movimento aberto que tem intuito de instrumentalizar o educador na melhoria das suas práticas e apoiá-lo nas adaptações exigidas pela transformação da educação. O movimento traz debates sobre as transformações na educação por meio de experiências nacionais e internacionais, fornecendo conhecimento e metodologias para a profissionalização e valorização docente, além de criar uma comunidade de aprendizagem entre educadores. Em menos de 6 meses, as ações do (Des)aprenda já alcançaram números expressivos como: cinco mil professores cadastrados, 22 mil educadores impactados, 81 horas de formação oferecidas até agora e 38 apoiadores.

Serviço:

Webinar: ‘Como gravar videoaulas: Estratégias e técnicas’

Data: 15 de abril

Horário: a partir das 17h

Gratuito / Inscrições: https://www.sympla.com.br/institutoanima

Webinar: ‘Gestão de Ambientes de Aprendizagem’

Data: 22 de abril

Horário: a partir das 17h

Gratuito/ Inscrições: https://www.sympla.com.br/institutoanima

Webinar: ‘Objetivos da Aprendizagem e Conexões com a BNCC’

Data: 29 de abril

Horário: a partir das 17h

Gratuito/ Inscrições: a partir do dia 15 de abril – https://www.sympla.com.br/institutoanima