Prof. Daniel Braga Lourenço e Profa. Henriete Karam apresentam palestras na série “Reflexões Jurídicas sobre a Pandemia”
 

Matéria

Prof. Daniel Braga Lourenço e Profa. Henriete Karam apresentam palestras na série “Reflexões Jurídicas sobre a Pandemia”

1 / Junho / 2020

Ampliando as discussões sobre as implicações sociais e jurídicas da pandemia de COVID-19, a série “Reflexões Jurídicas sobre a Pandemia” teve, em sua segunda semana, a apresentação das videoconferências dos professores Daniel Braga Lourenço e Henriete Karam, ambos do PPGD/UniFG.

O Diretor do PPGD/UniFG Prof. Fábio C. S. de Oliveira abriu a sessão do dia 27 de maio, às 18h, apresentando o Prof. Daniel Braga Lourenço que discutiu o tema “Reflexões Bioéticas: as vítimas silenciosas da pandemia”. Em sua exposição, Lourenço apontou alguns dos desafios bioéticos levantados pela crise sanitária, discutindo também pontos sob a perspectiva da ética animal no enfrentamento à pandemia.

Outro ponto levantado foi o aspecto da vulnerabilidade social, também chamado de racismo ambiental, que implica no impacto ambiental atingir de forma mais intensa as pessoas das classes menos favorecidas. O prof. Lourenço afirma que essa vulnerabilidade atinge também os animais, uma vez que a própria origem da pandemia de COVID-19 passa pela questão da relação entre homens e animais. “Não se discutir essa relação de forma de maneira efetiva, é bastante provável que venhamos a, infelizmente, ter que enfrentar outros cenários similares a esse”, afirmou.

Na quinta-feira (28), às 11 da manhã, a Profa. Henriette Karam apresentou a palestra “Representações literárias de pandemias e (in)efetividade do Direito”, em que apresentou relatos literários de pestes, surtos, e epidemias nas narrativas históricas e literárias, desde a literatura grega até autores contemporâneos. Destacou, ainda, como a pandemia atual evidencia as desigualdades sociais e a não concretização dos direito fundamentais positivados pela constituição de 1988, no Brasil.

A série “Reflexões Jurídicas sobre a Pandemia” tem como objetivo discutir os impactos sociais da pandemia do novo coronavírus a partir da perspectiva do Direito. Serão realizadas 12 videoconferências, transmitidas pelo canal do YouTube da UniFG, buscando discutir estes temas de tamanha urgência e atualidade.

Confira a programação completa.

Os próximos encontros da série serão:

Dia 3 de junho, às 18h, o Prof. Cláudio Carneiro Bezerra irá apresentar a palestra: COVID-19: impactos econômicos, financeiros e fiscais.

Dia 4 de junho, às 11h, será transmitida a conferência: O impacto da pandemia de COVID-19 na tramitação de processos no Brasil, com o Prof. Flávio Quinaud Pedron.