Professor Marlon Messias Cruz publica capítulo de livro e artigo sobre atuação do professor de educação física em escolas

4 / Agosto / 2020

O Prof. Marlon Messias Santana Cruz, do colegiado de Educação Física, recentemente teve dois trabalhos publicados. Trata-se de um artigo e um capitulo de livro que discutem a atuação do profissional de Educação Física nas escolas, e suas implicações na formação da cultura corporal dos alunos.

O capítulo intitulado “As aulas de educação física a partir do tema futebol: Relato de vivências no estágio supervisionado” foi publicado no volume 40 da Série Educar – Prática Docente, da Editora Poisson. Nele, o Prof.  Cruz e as pesquisadoras Ana Gabriela Alves Medeiros, Sirlânia Souza Pereira e Geovânia Silva Mota apresentam um relato das ações pedagógicas desenvolvidas durante o estágio supervisionado desenvolvido em uma Escola da Rede Municipal da cidade de Guanambi.

A partir do mapeamento, foi identificado que o futebol seria a temática a ser problematizada e vivenciada com os estudantes da Rede Municipal, dando uma atenção especial para questões como violência no futebol, a influência da mídia e a presença da mulher nesta manifestação da cultura corporal. As experiências vivenciadas em sala de aula apontaram para a necessidade de se pensar em um trabalho docente que valorize a diversidade cultural e que acredite na construção de uma sociedade justa e democrática.

O artigo “Educação física e dança: proposições e possibilidades na escola”, publicado em coautoria com Ana Gabriela Alves Medeiros, apresenta uma revisão de literatura sobre dança, educação e Educação Física. No trabalho, discute-se a construção da dança nos diferentes contextos culturais e suas proposições pedagógicas, em especial, no que toca ao contexto escolar.

Leia os textos na íntegra:

Educação física e dança: proposições e possibilidades na escola