Professor Mauricio Martins tem dois artigos científicos publicados
 

Matéria

Professor Mauricio Martins tem dois artigos científicos publicados

3 / Novembro / 2020

O professor Mauricio Martins, dos curso de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil da UniFG, teve dois trabalhos publicados recentemente em periódicos científicos de alcance internacional.  Os artigos foram publicados no Brazilian Journal of Development e na Revista IBRACON de Estruturas e Materiais.

O trabalho intitulado “Modelling of tension stiffening effect in reinforced recycled concrete” foi publicado em coautoria com pesquisadores da UEFS e da UFRJ. O objetivo deste trabalho é avaliar a aplicação dos modelos analíticos usados na previsão do efeito do enrijecimento a tração (tension stiffening) ao concreto armado reciclado. Ensaios de tirantes de concreto armado foram realizados utilizando concreto convencional e concreto contendo 25% e 50% de substituição do agregado natural por agregado reciclado.

Obtenção de quartzo citrino a partir de tratamentos térmicos de ametistas procedentes do distrito de Brejinho (BA) é o título do trabalho publicado no Brazilian Journal of Development em coautoria com pesquisadores da Unimontes e da FASA. Esse trabalho teve como objetivo verificar a viabilidade de obtenção do quartzo citrino a partir de cristais de ametista tradados apenas termicamente. Para isso, cristais de ametista procedentes do distrito de Brejinho no estado da Bahia foram submetidos a diferentes tratamentos térmicos realizados entre 300°C e 450°C.

Leia os textos completos:

Modelling of tension stiffening effect in reinforced recycled concrete

Obtenção de quartzo citrino a partir de tratamentos térmicos de ametistas procedentes do distrito de Brejinho (BA)