VIII JEPEX promove três dias de reflexões sobre o papel da Pesquisa e da Extensão
 

Matéria

VIII JEPEX promove três dias de reflexões sobre o papel da Pesquisa e da Extensão

28 / Setembro / 2020

Nos dias 23, 24 e 25 de setembro, ocorreu a VIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX) da UniFG. Durante os três dias do evento, uma programação diversificada de palestras e mais de 20 minicursos e oficinas proporcionou, à comunidade acadêmica da UniFG e a inscritos de diversos lugares do país, debates e importantes reflexões ao redor do tema “Pesquisa e Extensão como Instrumentos de Transformação Social”.

N0 dia 23, além da abertura, realizada pela manhã, ocorreu a Mesa Redonda de tema “Pesquisa Científica e Saúde Mental”, com participação do Prof. Rafael dos Santos Oliveira e do Prof. Robson Nascimento da Cruz, pesquisador sobre saúde mental na vida acadêmica. A Profa. Deborah Marques moderou esse importante debate que, além de dados sobre a ocorrência de doenças psicológicas em pesquisadores de graduação e pós, discutiu as perspectivas para a pesquisa científica no Brasil.

A manhã do dia 24 teve início com a Mesa Redonda “Educação para Morte: Formação e Desafios Contemporâneos”, mediada pela Profa. Natália Barros Caetano e com participação da Dra. Ana Carolina Ferreira Brant Costa, da Profa. Maria Elisa Villas-Bôas e do Prof. Mauro Trevisan. Destacou-se que a educação para lidar com a morte é de fundamental importância para os profissionais de saúde, mas hoje, diante do quadro de pandemia que se apresenta também para a população em geral.

Ainda no dia 24, a tarde foi ocupada com a Mesa Especial “Avaliação, Ensino, Pesquisa e Extensão: Perspectiva do Ministério da Educação”, que trouxe especialistas que atuam diretamente com o MEC para apresentarem o olhar do Ministério sobre o ensino superior. Participaram da mesa o Prof. André Luiz Monsores de Assumpção, a Profa. Alice Soares Monsores de Assumpção e a Profa. Rosalina Rodrigues de Oliveira, com mediação do Prof. Rodrigo Brito.

Encerrou a VIII edição do JEPEX a Mesa Redonda “Inclusão, Diversidade e Responsabilidade Social no Ambiente Universitário”, que discutiu a responsabilidade democrática do ensino superior, políticas de inclusão e seus impactos na construção de uma universidade mais plural. A Profa. Adriana Bomfim mediou esta mesa, que contou com a presença da Profa. Fabiane Aparecida Santos Clemente, da Profa. Kátia Maria de Aguiar Barbosa e do Prof. Marcos Luciano Lopes Messeder.

Um detalhe especial desta edição do JEPEX foi a realização dos Momentos Culturais antes dos principais eventos da programação. Organizado pela Coordenação de Cultura da UniFG, o Momento Cultural possibilitou que professores, alunos e artistas locais apresentassem seus talentos e pudessem, assim, diminuir um pouco a distância nesse período de isolamento.

Paralelamente ao JEPEX, ocorreram o II Colóquio de Pesquisa em Psicologia e o I Colóquio de Pesquisa e Extensão, que possibilitaram uma intensa troca de experiência entre os pesquisadores dos diversos grupos de pesquisa e projetos de extensão da UniFG, ambos também sob a perspectiva de discutir o papel da universidade como fator de mudança na realidade social.