Aluna de psicologia tem trabalho apresentado em evento internacional
 

Matéria

Aluna de psicologia tem trabalho apresentado em evento internacional

7 / Novembro / 2022

Pesquisa realizada por Ruth Amorim sobre neuroimagem foi apresentada na Inglaterra, em setembro.

 

Aluna do curso de Psicologia, Ruth Amorim de Oliveira teve seu trabalho apresentado na 32ª edição da Cambridge Neuroscience Seminar, um encontro internacional que aconteceu na Universidade de Cambridge (Inglaterra) em setembro de 2022. A pesquisa de Ruth sobre neuroimagem foi apresentada em 29 de setembro pela orientadora, a professora da UniFG, Alanna Cibelle Fernandes Pereira.

“Neuroimagem na correlação entre prática de mindfulness e os efeitos na amigdala” foi o estudo desenvolvido por Ruth, que discutiu a importância dos estudos de neuroimagem na verificação das modificações na amígdala causadas pela prática de Mindfulness; demonstrando tanto alterações estruturais como também na ativação e conexão com outras áreas cerebrais. A amígdala é uma estrutura localizada no lobo temporal, formada por diferentes núcleos e tradicionalmente relacionada com o sistema emocional do cérebro, estando envolvida com a processo de memória, comportamento e aprendizagem. Já designa um estado mental  que se caracteriza pela autorregulação da atenção, sendo desenvolvida por várias técnicas que incluem sobretudo a medição, segundo a psicóloga e co-orientadora do projeto, Alanna Cibelle.

O evento reunião áreas de neurociência como abordagens fisiológica, celular, genética, comportamental e desenvolvimento computacional e mecânico. Além de promover a pesquisa em neurociência, o evento também se propõe a discutir os resultados obtidos nos trabalhos, além dos novos horizontes da área.