Curso de Medicina da UniFG inicia programa de estágio na Fundação Hospitalar Senhora Santana de Caetité
 

Matéria

Curso de Medicina da UniFG inicia programa de estágio na Fundação Hospitalar Senhora Santana de Caetité

2 / Outubro / 2020

Na última terça-feira (29), tiveram início as práticas de estágio de alunos do curso de Medicina da UniFG na Fundação Hospitalar Senhora Santana de Caetité. Foi estabelecida a programação de internato para alunos do nono período e também práticas de ensino para os semestres anteriores, com a disciplina de Habilidades Médicas.

Foto: Antonio Gomes Neto

Coordenador do curso de Medicina, o Prof. Egmar de Castro Nogueira afirma que a parceria com o Hospital de Caetité, em adição ao programa de internato, vai proporcionar vários outros cenários de práticas reais para o aluno. “Desde o primeiro ano de Medicina, o aluno vai aprender todas as práticas através de simulação com os manequins nos Laboratórios de Habilidades da UniFG, e a partir do segundo ano, ele terá a importante vivência da prática real, no Hospital de Caetité”.

Foto: Divulgação | Ascom

Para Nogueira, além de ser uma das mais antigas instituições de assistência à saúde da região, o Hospital de Caetité segue a inclinação cultural da cidade para a educação, o que o torna um espaço especial para a formação de pessoas. “Outra coisa importante a se registrar é em relação às pessoas que lá trabalham, do corpo técnico, administrativo e o clínico. São pessoas competentes, educadas, atenciosas. Dessa forma, o Hospital se destaca pelo atendimento humanizado ao paciente e aos colegas de trabalho. Isso é muito importante quando pensamos na formação de médicos humanizados, comprometidos em melhorar a vida e a saúde das pessoas”.

Antonio Gomes Neto, Presidente do Conselho Diretor da Fundação Hospitalar Senhora Santana, celebra o mútuo respeito e responsabilidade que vem permitindo às duas instituições implementarem novos projetos. “Neste novo desafio, esperamos manter o propósito que nos conduziu até aqui, onde esta Fundação é identificada como instrumento capaz de proporcionar aos alunos do curso de medicina um ambiente de aprendizado na incessante busca pelo conhecimento, contribuindo, assim, na sua formação profissional”.

A parceria firmada entre a UniFG e a Fundação Hospitalar Senhora Santana de Caetité já completou 15 anos. A professora Cristiana Mota Costa, Coordenadora de Estágio da UniFG afirma que a longa duração desta parceria é resultado do comprometimento de ambas as partes.  “É uma parceria muito forte, que se consolidou com muito trabalho sério e empenho de ambas as partes. Temos o Senhora Santana como uma extensão da UniFG, com um respeito muito grande pelos profissionais daquela instituição e pelo trabalho que eles desenvolvem”

Além de estágio para todos os cursos da área de saúde, a parceria prevê também a atuação das áreas administrativas. Para Costa, as possibilidades de estágios oferecidas pela Fundação são muito importantes para a formação dos estudantes. “É uma parceria muito valiosa, que rende uma formação de muita qualidade e que tem só agregado à qualidade da formação de nossos alunos”.