Docente da UniFG publica na 6ª edição do “Biodisponibilidade de Nutrientes”
 

Matéria

Docente da UniFG publica na 6ª edição do “Biodisponibilidade de Nutrientes”

7 / Agosto / 2020

A docente do curso de Nutrição da UniFG, Verônica da Silva Bandeira Marques, participou mais uma vez da publicação de um dos capítulos do livro “Biodisponibilidade de Nutrientes”, obra de referência na área há mais de 15 anos, coordenada pela Profa. Silvia Cozzolino e que se encontra na 6ª edição.

O  livro  detalha o processo de consumo dos alimentos desde a sua ingestão pelo indivíduo até as etapas completas de digestão, absorção, metabolismo, utilização e excreção. Sua abordagem trata da deficiência e do excesso de nutrientes, com base nas recomendações de ingestão emitidas por entidades nacionais e internacionais, além da forma como algumas doenças podem interferir na completa utilização desses nutrientes e de compostos bioativos pelo organismo.

A Profa. Verônica Marques é mestre em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (USP), e foi orientada pela Profa. Cozzolino.  “Fui convidada a escrever o capítulo sobre a Vitamina E juntamente com uma colega, isto em 2015, desde então, a cada edição eu atualizo o conteúdo. Estamos em nossa 6ª edição bem mais ampliada”. O capítulo escrito pela docente da UniFG discorre sobre os compostos da vitamina E, sua biodisponibilidade, os fatores que interferem nesta biodisponibilidade, suas funções e deficiências, as recomendações, a relação deste nutriente com algumas doenças, sobre a toxicidade da vitamina E e o uso farmacológico.