Nutricionista dá dicas de como montar um cardápio saudável de Páscoa
 

Matéria

Nutricionista dá dicas de como montar um cardápio saudável de Páscoa

6 / Abril / 2023

Especialista também aponta quais cuidados são necessários na hora de escolher os peixes e frutos do mar para compor a mesa

 

Uma das melhores partes do feriado de Páscoa é se deliciar com os pratos e os tradicionais ovos de chocolate, que simbolizam a alegria da data. Em consequência disso, muitas pessoas acabam exagerando no consumo de alimentos com alto teor calórico.

Contudo, um cardápio saboroso de Páscoa também pode ser saudável e equilibrado. Quem garante é Erika Vanessa Martins Pereira, nutricionista e professora do curso de Nutrição do Centro Universitário UniFG, instituição de ensino pertencente à Ânima Educação. Ela afirma que, com criatividade, é possível curtir os feriados sem passar vontade e ainda cuidar da saúde.

Uma das vantagens que a época possui é o tradicional consumo de peixes e frutos do mar, que são opções mais leves e saudáveis do que as carnes. A nutricionista aponta a melhor forma de consumir esses alimentos: “Embora o bacalhau tenha se sobressaído ao longo dos anos, as melhores opções para incluir na alimentação são peixes como salmão, sardinha fresca e pescada, e outros frutos do mar, como camarões, caranguejos e polvo. Já as preparações mais saudáveis são assadas, grelhadas ou cozidas no vapor”.

A professora da UniFG também alerta sobre os cuidados que o consumidor precisa ter na hora de realizar a compra. “Antes de adquirir os peixes e frutos do mar, é importante observar as condições de higiene do local de venda, assim como o armazenamento e a manipulação do produto. Eles precisam ser mantidos sob refrigeração ou sobre uma espessa camada de gelo”, recomenda Erika Vanessa.

Ela detalha, ainda, como escolher um bom peixe ou fruto do mar e ter a certeza de que está levando um alimento de qualidade para casa. “No momento da compra, o consumidor deve preferir peixes frescos e inteiros, tem que estar com as guelras vermelhas, os olhos salientes e brilhantes, pele firme e as escamas não devem se desprender facilmente. Com relação aos crustáceos, estes devem apresentar aspecto geral brilhante, úmido, corpo em curvatura natural, coloração própria da espécie, sem qualquer pigmentação estranha, olhos vivos, proeminentes, odor próprio e suave”, explica a professora.

No que se refere aos chocolates, a especialista garante que não é preciso abrir mão do doce, mas apenas prestar atenção na concentração de açúcar e consumir com moderação. “Os chocolates mais indicados para quem está seguindo um plano alimentar são aqueles com maior concentração de cacau, como chocolates 75% cacau, chocolate amargo ou chocolate meio amargo (40% cacau)”, afirma.

Para muitas pessoas, as bebidas alcoólicas não podem ficar de fora das comemorações, mas a nutricionista dá dicas para reduzir o consumo e garantir um feriado mais equilibrado. “Você pode substituir o álcool por sucos naturais, que são ricos em vitaminas essenciais para o bom funcionamento do organismo; por bebidas de morango e água de coco, que são fontes de vitamina C e ajudam a melhorar o sistema imunológico; pela água aromatizada; ou mesmo por drinks de água tônica com alecrim, que são opções bem refrescantes para esses dias quentes”, aconselha.

_____

Por Gisele Almeida, assessora de imprensa