Percepção de cuidadores sobre benefícios do atendimento psicológico a crianças com TEA é tema de publicação de docente do curso de Psicologia da UniFG
 

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Percepção de cuidadores sobre benefícios do atendimento psicológico a crianças com TEA é tema de publicação de docente do curso de Psicologia da UniFG

8 / Julho / 2020

Docente do curso de Psicologia da UniFG, a Profa. Anna Luísa Lélis L. Badaró Castro teve um trabalho publicado nos Anais da II Mostra de Práticas em Psicologia e Políticas Públicas na Bahia, realizado na UESB entre 17 e 19 de outubro de 2018. O trabalho foi produzido em coautoria com as discentes Nayanne Diele Silva Neves Santos, Jucélia Pereira de Sousa e Juliana Vilas Boas L. Lima.

Com o título “Percepção de cuidadores sobre benefícios do atendimento psicológico a crianças com TEA e implicações na educação inclusiva”, o estudo teve como objetivo averiguar as perspectivas de familiares/cuidadores sobre os benefícios do atendimento psicológico a crianças com TEA (Transtorno do Espectro Autista) atendidas no Centro de Referência da Educação Inclusiva Operacional (CREIO) do município de Guanambi.

O CREIO atende crianças e adolescentes que apresentam dificuldades de aprendizagem, de socialização, comunicação e crianças com transtornos neurológicos. Também realiza acompanhamento com os familiares/cuidadores e trabalha com inclusão dessas crianças nas escolas e sociedade, buscando romper com os preconceitos.

Através de entrevistas com familiares/cuidadores de 12 crianças atendidas pelo CREIO, concluiu-se que os participantes observaram melhora significativa no desenvolvimento da socialização, afetividade, autoestima, habilidades motoras e autonomia de criança e adolescente com TEA. Com a pesquisa, é possível promover um maior conhecimento tanto a respeito da opinião dos benefícios do atendimento psicológico de cuidadores de crianças com TEA, bem como suas contribuições para as políticas de públicas que promovem a educação inclusiva.