Pesquisadores do curso de Engenharia Civil da UniFG apresentam trabalho sobre resistência mecânica do concreto
 

Matéria

Pesquisadores do curso de Engenharia Civil da UniFG apresentam trabalho sobre resistência mecânica do concreto

19 / Agosto / 2020

O Prof. Otacisio Gomes Teixeira, coordenador do curso de Engenharia Civil da UniFG, o docente Humberto Laranjeira de Souza Filho e os alunos Mateus Ribeiro Caetano, Jonathan Santana Santos e Ludimylla Pereira Rodrigues, publicaram um artigo intitulado “Análise da resistência mecânica do concreto variando diferentes processos de cura”, no IV Congresso Brasileiro de Patologia das Construções – CBPAT, organizado pela Associação Brasileira de Patologia das Construções.

O evento ocorreu entre os dias 10 e 14 de agosto em modalidade online, com debates sobre o controle da qualidade, a patologia e a recuperação de estruturas e sistemas construtivos, tanto em edificações convencionais quanto em obras de infraestrutura, divulgando as pesquisas científicas e tecnológicas sobre temas e áreas correlatas.

O artigo publicado aborda os resultados obtidos em ensaios de laboratório, em que foram constituídos corpos de prova de concreto e então submetidos a diferentes processos de cura. O procedimento de cura do concreto é uma etapa essencial para evitar a perda da água de hidratação do cimento. Foram avaliados parâmetros de resistência em diferentes períodos da cura em processos distintos. A correta aplicação de método pode proporcionar melhores resultados quanto à qualidade e resistência mecânica deste material, podendo evitar o surgimento de patologias, como as trincas, no concreto.

A pesquisa foi realizada no âmbito do Grupo de Pesquisa em Geotecnia e Saneamento Ambiental, vinculado ao Observatório UniFG do Semiárido Nordestino, que possui uma linha de pesquisa de busca por alternativas sustentáveis a elementos comumente utilizados pela construção civil. Segundo o discente Mateus Caetano, “A pesquisa publicada no IV CBPAT reforça a importância que deve ser atribuída a etapas da construção que são fundamentais para a qualidade e segurança de uma edificação e afins. O desenvolvimento de pesquisas voltadas a construção civil, principalmente com atenção ao ambiente do semiárido brasileiro, coloca a UniFG em uma posição de destaque no desenvolvimento de processos de qualidade e no desenvolvimento de alternativas sustentáveis”.

O artigo pode ser consultado em:

Análise da resistência mecânica do concreto variando diferentes processos de cura