Prof. Marcus Bernardes tem trabalho aprovado na 32ª Reunião Brasileira de Antropologia
 

Matéria

Prof. Marcus Bernardes tem trabalho aprovado na 32ª Reunião Brasileira de Antropologia

10 / Agosto / 2020

O Prof. Marcus Bernardes teve um trabalho aceito para apresentação na 32ª Reunião Brasileira de Antropologia, que ocorrerá entre os dias 30 outubro e 06 de novembro de 2020. O texto aprovado tem o objetivo de investigar possíveis caminhos para refletir sobre uma Antropologia da Educação a partir de Anísio Teixeira e irá compor o Grupo de Trabalho “Diálogos nas fronteiras: a Educação e a Escola como objetos de investigação na Antropologia”.

O trabalho, intitulado “Notas para uma Antropologia da Educação a partir de Anísio Teixeira”, é um fragmento de uma pesquisa mais ampla, ainda em curso, envolvendo as contribuições políticas e teóricas do educador Anísio Teixeira e suas relações com a Antropologia da Educação.

Estruturando-se como uma etnografia do texto, são analisados, principalmente, três estudos de Anísio Teixeira que abarcam diferentes décadas da sua vida: Aspectos Americanos de Educação (1928), Educação não é Privilégio (1957) e seu último escrito Cultura e Tecnologia, publicado na Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos em 1971.

Ao se debruçar sobre a obra política e teórica de Anísio Teixeira, busca-se compreender um pouco da história da educação no Brasil, as dificuldades e enfrentamentos da época e as lições que podem ser observadas para pensar o fluxo do agora.