Profa. Ana Karla Araújo publica trabalho sobre incidência de hanseníase em menores de 15 anos
 

Matéria

Profa. Ana Karla Araújo publica trabalho sobre incidência de hanseníase em menores de 15 anos

21 / Setembro / 2020

A hanseníase é uma doença infecciosa crônica causada pelo parasita Mycobacterium leprae que, possui como atração primordial as células do sistema nervoso periférico e as células da pele. É uma doença transmitida majoritariamente através das vias aéreas e é considerada um grave problema de saúde pública.

O tempo de incubação da hanseníase varia em torno de 5 a 10 anos, o que torna o diagnóstico da doença mais fácil na vida adulta. Deste modo, a existência da hanseníase em menores de 15 anos indica uma exposição precoce da criança ou adolescente ao M. leprae, revelando desta forma hiperendemicidade da hanseníase na região.

Em um trabalho publicado pela Profa. Ana Karla Araújo Nascimento Costa, buscou-se determinar a tendência da hanseníase em menores de 15 anos de acordo com os casos novos da doença por região do Brasil no recorte temporal de 2007 a 2017. Intitulado “Tendência da hanseníase em menores de 15 anos por região do Brasil entre 2007 a 2017”, o artigo foi escrito em co-autoria com Álisson Neves Santos e Kelle Araújo Nascimento Alves, e pode ser lido no site da Revista Comciência.