Profa. Suelen Oliveira e egressas da UniFG publicam capítulo no livro “A Educação Física como Área de Investigação Científica”
 

Matéria

Profa. Suelen Oliveira e egressas da UniFG publicam capítulo no livro “A Educação Física como Área de Investigação Científica”

18 / Junho / 2020

A Profa. Suelen Oliveira, docente da UniFG e coordenadora do curso de Fisioterapia, e as egressas Janne Jéssica Souza Alves e Paula Keeturyn Silva Santos, publicaram um capítulo no e-book “A Educação Física como Área de Investigação Científica”, publicado pela Editora Atena, em maio de 2020.

A publicação reúne 23 artigos abordando vários tipos de pesquisas que abordam a Educação Física a partir do olhar científico, divididas nos eixos temáticos: Educação Física Escolar, Esportes, Projetos e Educação Física Inclusiva e Atividade Física e Saúde.

O capítulo de autoria das pesquisadoras da UniFG é intitulado “A Correlação Entre a Prática de Exercício Físico e a Prevalência de Dor/Desconforto em Agentes de Combate as Endemias de Guanambi-BA”. Os agentes de combate a endemias são importantes intermediários na prática das intervenções no controle e prevenção de doenças. O trabalho realizado foi um estudo transversal, exploratório, descritivo e quantitativo, tendo como amostra 35 agentes de combate a endemias do município de Guanambi. Buscou-se verificar a ocorrência de dor e desconforto entre os agentes.

Utilizando o diagrama de Corllet e um questionário semiestruturado para coletar os dados, as pesquisadoras concluíram quem existe correlação entre a prática de exercício físico e a prevalência de dor ou desconforto entre os agentes, sendo maior a prevalência entre o grupo de agentes que não realiza nenhum tipo de exercício físico.

O livro pode ser acessado gratuitamente no site da Editora Atena.