Série “Reflexões Jurídicas sobre a Pandemia” traz discussões sobre a educação jurídica e o impacto do COVID-19 sobre o entretenimento
 

Matéria

Série “Reflexões Jurídicas sobre a Pandemia” traz discussões sobre a educação jurídica e o impacto do COVID-19 sobre o entretenimento

19 / Junho / 2020

Dando sequência à série “Reflexões Jurídicas sobre a Pandemia”, que discute aspectos sociais e jurídicos da pandemia de COVID-19, ocorreram duas palestras nos dias 17 e 18 de junho. A série é uma realização do Mestrado em Direito da UniFG (PPGD/UniFG), em que os professores do programa trazem à tona diversas perspectivas e olhares sobre a pandemia e o Direito.

Na última quarta (17), às 18h, a Profa. Angela Espindola apresentou “A pandemia do senso comum teórico do jurista e a artesania da educação jurídica”. A profa. Deborah Marques, do curso de graduação em Direito da UniFG, participou como debatedora. Iniciando sua fala, a profa. Espindola destaca o que ela chama de “pandemia do senso comum teórico”, que viria desde o século XX contaminando a educação jurídica e a formação em Direito.

A professora destaca ainda o papel de uma educação jurídica que seja ampla e reflexiva para salvaguardar a sociedade dos abusos decorrentes da desigualdade na sociedade. “A ausência de um ensino jurídico adequado ao estado democrático de direito, torna-se fator decisivo para a inefetividade do Direito”.

O Prof. Victor Drummond apresentou a palestra “O impacto da COVID -19 nas artes e no entretenimento”, às 11h do dia 18, com participação do Prof. João Soares, da UniFG, como debatedor. O prof. Drummond destacou que o primeiro grande setor a sofrer com a pandemia foi o do entretenimento, e levantou a questão de se as formas utilizadas até antes da pandemia para a produção e consumo da cultura e da arte poderão ainda ser utilizadas, já que grande parte das formas de interação com produtos culturais envolve a  aglomeração de pessoas.

A série “Reflexões Jurídicas sobre a Pandemia” tem como objetivo discutir os impactos sociais da pandemia do novo coronavírus a partir da perspectiva do Direito. Serão realizadas 12 videoconferências, transmitidas pelo canal do YouTube da UniFG, buscando discutir estes temas de tamanha urgência e atualidade.

Confira a programação completa.

Os próximos encontros da série serão:

Dia 24 de junho, às 18h: Supremacia do interesse público e a pandemia, com a Profa. Larissa Pinha de Oliveira, da UFRJ.

Dia 25 de junho, às 11h: Instituições, crise COVID-19 e desenvolvimento social no Brasil dos dias de hoje, com o Prof. Carlos Bolonha, do PPGD/UniFG e da UFRJ.