Professor Elder de Assis Miranda publica artigo em periódico internacional

Professor Elder de Assis Miranda publica artigo em periódico internacional

2 / Março / 2021

O professor Elder de Assis Miranda publicou um artigo no periódico internacional Biological Journal of the Linnean Society. Intitulado “Comparative phylogeography and palaeomodelling reveal idiosyncratic responses to climate changes in Neotropical paper wasps“, o trabalho tem a participação do Núcleo de Pesquisa da Conservação e Biodiversidade do Semiárido – CONBIOS do Observatorio UniFG do Semiárido Nordestino.

Segundo o Prof. Miranda, muitos estudos vêm buscando entender os impactos da disjunção das florestas úmidas da região Neotropical. “Para isso, muitas teorias vêm sendo propostas e populações de diferentes espécies vêm sendo usadas como modelos nestes estudos evolutivos que buscam levantar registros e/ou vestígios destes impactos”. No estudo publicado, foram utilizados dados genéticos moleculares, associados a modelos paleoclimáticos para duas espécies de vespas sociais, para recuperar possíveis impactos dos eventos de disjunção das florestas úmidas.

A partir daí, foi observado que áreas climaticamente estáveis ao longo do final do Pleistoceno possivelmente funcionaram como refúgio para algumas populações de uma das espécies, que apresentou maior diversidade genética nestes locais. Por outro lado, evidenciou-se que a segunda espécie, mesmo com maior distribuição geográfica atual, apresenta menor diversidade genética do que a primeira. Por fim, foi proposto que a ocorrência de espécies que exibem tais padrões de distribuição seja levada em consideração no estabelecimento de áreas de conservação.

O Prof. Elder ressalta a importância das pesquisas realizadas no Núcleo de Pesquisa.  “Esta foi uma publicação muito importante para o nosso grupo de pesquisa, pois nós do CONBIOS colaboramos com um estudo que abrangeu toda América do Sul e parte da América Central, e que envolveu pesquisadores de diferentes instituições nacionais”.

O artigo completo pode ser lido no site: