Professor Marcus Bernardes publica capítulo em livro sobre educação durante a pandemia

15 / Maio / 2020

O professor da UniFG Marcus Bernardes e a antropóloga Luciméa Lima publicaram um ensaio no livro “Coronavírus, educação e luta de classes no Brasil”. Publicado pela editora Terra sem Amos, a obra apresenta seis estudos que visam a compreensão crítica do mundo da educação no Brasil e o contexto da pandemia de Covid-19.

O ensaio publicado é intitulado “Do caos à pandemia: educação emergencial em escolas do campo” e tem como objetivo construir uma reflexão sobre este momento de pandemia e a educação. Os pesquisadores visam compreender a educação emergencial através da escola do campo e, de forma particular, a perspectiva estudantil desses processos, buscando responder à seguinte questão: como ficam os estudantes em tempos de educação remota emergencial?

De acordo com o prof. Bernardes, apesar de O Brasil ser considerado um país de origem agrária, políticas voltadas para a educação no campo ainda são incipientes. “ Ao relacionar pandemia e escolas do campo, a perspectiva etnográfica revela olhares interessantes para entendermos os desafios que começam a emergir das negligências históricas das classes dirigentes do país”.

O livro está disponível nos formatos on-line e impresso, com frete grátis para todo o país. Toda a verba arrecadada com as vendas será destinada à FOB-Piauí do núcleo de Teresina, que tem realizado um trabalho de apoio às pessoas em situação de rua, distribuindo alimentos e kits de higiene e limpeza.

Para mais informações, acesse o site da editora Terra sem Amos.