UniFG forma sua primeira turma de Medicina Veterinária

UniFG forma sua primeira turma de Medicina Veterinária

13 / Agosto / 2020

Na manhã desta quarta-feira (12), ocorreu a Colação de Grau da primeira turma de Medicina Veterinária da UniFG. Tomando as medidas necessárias para garantir a biossegurança do evento, colaram grau 13 alunos. Na próxima semana, o resto da turma vai comparecer à UniFG para receber o diploma, totalizando 17 novos médicos veterinários para atender a Guanambi e região.

Na colação, estiveram presentes o coordenador de curso Prof. Danillo Murta, e os professores Daniele Carolina Murta, Cássyo Rufino e Rodrigo Alvarenga. O Prof. Murta destacou o empenho dos estudantes: “Os acadêmicos da primeira turma buscaram a UniFG atrás do sonho de serem médicos veterinários. Com esforço, pois muitos viajavam diariamente de cidades como Carinhanha, Palmas de Monte Alto, Candiba, Caetité, Lagoa Real e Rio do Antônio, deixando suas famílias e trabalhos para estudar”.

De acordo com o coordenador, quase todos os alunos que concluíram o curso já estão engajados no mercado de trabalho, inaugurando clínicas veterinárias, lojas agropecuárias, fábrica de ração ou atuando como veterinários extensionistas. “O curso de Medicina Veterinária é de grande importância regional, pois estes profissionais formados pela UniFG terão grande impacto para a sanidade animal, cuidados com animais de estimação, produção de alimentos e desenvolvimento da pecuária com incremento de tecnologias no campo, e na saúde pública”.

Anderson Ricardo Reis Queiroz foi o primeiro aluno a se matricular no curso, quando a primeira turma foi aberta, em 2015. Mas sua história com a UniFG vem desde 2012, quando começaram os preparativos para a abertura. Anderson Ricardo já atuava na área agropecuária há quase 10 anos, mas sentia vontade de aprofundar seus conhecimentos. “A UniFG percebeu uma lacuna que a gente tinha na região do semiárido, com a deficiência de profissionais na área da produção animal”.

O formando afirma que o curso de Medicina Veterinária é o grande legado da UniFG para a região de Guanambi. “Houve toda a preocupação dos coordenadores de trazer para o curso professores com a capacidade de adaptarem o conhecimento à realidade regional. Há muitas variáveis em nossa região que precisamos acompanhar, e isso tornou o nosso curso diferenciado, atraindo muitos alunos que de outras instituições que perceberam essa vertente”.

E há ainda mais motivos para comemorar: Anderson foi aprovado no mestrado do IFNMG, em Salinas. Aproveitando a experiência com pesquisa adquirida junto ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Reprodução Animal (GEPRA) da UniFG e adaptando o trabalho de conclusão de curso orientado pelo Prof. Gonçalo Mesquita da Silva, o egresso vai dar continuidade a seus estudos.

O formando Antônio Ray Amorim Bezerra relembra o início do curso, que abriu a primeira turma em 2015. “Todos cheios de vontade pelo saber, engatinhando, crescendo juntos em prol de algo maior, de nos tornarmos médicos veterinários. E hoje realizamos a nossa colação de grau, talvez não do jeito que sonhamos, mas permitindo a concretização de nossos sonhos, com a certeza de que fizemos o melhor nestes cinco anos”.

A trajetória da primeira turma se confunde com a própria história do curso, afirma Bezerra. “Lutamos para o crescimento do nosso curso, buscamos juntos por melhorias e conseguimos. Hoje vencemos, chegamos ao fim de um período inesquecível em que aprendemos que ser veterinário não é só cuidar de animais. É, sobretudo amá-los, não ficando apenas nos padrões de uma ciência médica”.

O curso de Medicina Veterinária – O Curso de Medicina Veterinária da UniFG tem o objetivo de formar profissionais éticos e humanistas com capacidades crítica e reflexiva para atuação em benefício do desenvolvimento da região do Semiárido onde o curso está inserido. O curso possui um corpo docente experiente e uma grande infraestrutura para o ensino e a prática, com Clínica Veterinária e Fazenda Universitária próprias.