VIII JEPEX – Papel do conhecimento científico para garantia de um futuro sustentável é tema da mesa de abertura do evento

24 / Setembro / 2020

Teve início na manhã desta quarta-feira (23), a VIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão (JEPEX) da UniFG. Com o tema “Pesquisa e Extensão como Instrumentos de Transformação Social”, o VIII JEPEX vai apresentar uma diversificada programação de palestras, minicursos e oficinas. Também teve início, no período da tarde, o II Colóquio de Pesquisa em Psicologia. Ainda é possível se inscrever para participar, através do site da UniFG.

Confira a programação completa do VIII JEPEX.

A Profa. Adriana Bomfim abriu o evento destacando que, apesar de todos os desafios apresentados pelo ano de 2020, os estudantes e professores da UniFG conseguiram continuar transformando vidas a partir de seus projetos de pesquisa e extensão. Em seguida, o primeiro Momento Cultural apresentou arte produzida por artistas locais e membros da comunidade acadêmica, iniciando com o prof. Marcus Bernardes, que tocou “Lembranças”, bela música instrumental de autoria própria.

Representando a Comissão Organizadora do evento, Calina Chaves saudou os participantes e colaboradores, passando a palavra ao reitor Georgheton Melo Nogueira. O Prof. Nogueira celebrou a chegada da oitava edição do JEPEX, que teve início em 2011, com as primeiras iniciativas da instituição de estimulo à pesquisa e à extensão.

De acordo com o reitor, o JEPEX, assim como o Colóquio de Pesquisa em Psicologia, fazem a síntese dos esforços da UniFG em formar referenciais técnicos e científicos capazes de tratar dos temas regionais. “Houve sempre uma disposição de desenvolver, no seio da comunidade acadêmica, uma cultura científica que fosse capaz de ampliar o espaço de formação dos nossos estudantes. Ampliar os horizontes de habilidades, de investigação científica, de interação com a comunidade e com os desafios que nossa região tem”.

Na primeira mesa redonda do evento, com tema “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Transformação Social”, a convidada Profa. Janaina Gonçalves de Oliveira, da UFJF, e os professores Euler Melo Nogueira e Otacísio Gomes Teixeira, da UniFG, realizaram um rico debate sobre sustentabilidade.

Partindo da exposição da Profa. Oliveira sobre a utilização de fontes alternativas de energia, e dos dados apresentados pelo Prof. Nogueira sobre a conservação dos biomas do cerrado e da caatinga, foram discutidas as implicações das políticas ambientais e medidas efetivas que possam garantir um futuro viável para a humanidade.