Prof. Thómas Jéfferson participa de pesquisa sobre veículo autônomo inteligente
 

Matéria

Prof. Thómas Jéfferson participa de pesquisa sobre veículo autônomo inteligente

23 / Setembro / 2020

O professor Thómas Jéfferson da Silva Teixeira, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UniFG, publicou um artigo no periódico científico internacional American Journal of Engineering Research (AJER), em parceria com o Laboratório de Computação de Alto Desempenho da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), onde cursou o mestrado.

No mestrado, o prof. Thómas Jéfferson participou do projeto de pesquisa do veículo autônomo IARA (Intelligent Autonomous Robotic Automobile), que em 2017 realizou em modo autônomo o trajeto de 74 quilômetros entre o campus de Goiabeiras, em Vitória, e a praia de Meaípe, em Guarapari.

A pesquisa tem entre seus objetivos compreender o funcionamento do cérebro humano, desenvolvendo modelos matemáticos e computacionais que simulem os sistemas neurais que controlam a visão humana. O IARA possui em seu topo um sensor que, através de lasers, identifica o terreno e cria um mapa do caminho percorrido.

O trabalho publicado, intitulado “Memory-like Map Decay for Autonomous Vehicles based on Grid Maps”, apresenta uma nova estratégia para corrigir imperfeições em mapas de grade de ocupação chamada Map Decay. O objetivo da estratégia é corrigir probabilidades de ocupação inválidas de células de mapa que não são observáveis ​​por sensores. O Map Decay foi testado com sucesso e está em uso no veículo autônomo IARA.

O trabalho completo pode ser lido no site do periódico:

Memory-like Map Decay for Autonomous Vehicles based on Grid Maps