Estudantes de Medicina da UniFG participaram de expedição que levou serviços de saúde gratuitos a comunidades ribeirinhas

23 / Maio / 2023

Promovida pela Inspirali, vertical de Medicina do Ecossistema Ânima, a viagem de dez dias aconteceu no último mês de março

A bordo do barco-hospital Abaré no rio Tapajós, a equipe atendeu cerca de duas mil pessoas de 35 comunidades ribeirinhas entre os últimos dias 8 e 20 de março. Os estudantes selecionados para a missão já possuíam histórico em ações voluntárias e, além da UniFG, foram enviados pelas seguintes instituições: Ages (Jacobina – BA), UNISUL (Tubarão – SC), Universidade Anhembi Morumbi (Piracicaba e São José dos Campos – SP) e FASEH (Vespasiano – MG).

Mariana Souza é uma das estudantes da UniFG que participou da primeira expedição do ano da Missão Amazônia. Segundo a estudante do último ano de Medicina, a experiência pode ser classificada como transformadora. “Eu digo que eu sou uma Mariana antes da missão e outra Mariana depois da missão. Estar naquele lugar me fez ter a certeza de que a Medicina é o que eu escolhi para a minha vida. Foram 15 dias imersos em 35 comunidades com atendimentos humanizados e compartilhando da cultura dos ribeirinhos e dos colegas e professores de outros Estados que estavam no barco. Sou muito grata pela oportunidade de ter estado naquele lugar”, disse a futura médica.

Os estudantes Vinício Sallet, Antônio Carlos Fraga, Paula Valéria Lima, Brenda Oliveira e Renê Machado completam a equipe da UniFG que integrou a expedição.

“Nosso objetivo é disponibilizar atendimento médico de qualidade à população local e oferecer aos nossos estudantes a atuação médica in loco, numa região que ainda é carente de serviços de saúde. Também queremos desenvolver a prática da medicina humanizada. Com as expedições que faremos ao longo do ano, poderemos acompanhar o quadro de saúde dessa população”, afirma o Prof. Dr. Rodrigo Nunes, coordenador do Curso de Medicina da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL) e organizador da Missão Amazônia.

Por Gisele Almeida, assessora de imprensa