Núcleo de Apoio Fiscal da UniFG conquista 5º lugar em ranking regional da Receita Federal de serviços prestados à comunidade

8 / Agosto / 2023

Com 1175 atendimentos entre abril e junho, Instituição fica à frente de grandes universidades dos Estados da Bahia e Sergipe

O Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) do Centro Universitário UniFG, instituição pertencente ao Ecossistema Ânima, alcançou a quinta colocação em número de assistências prestadas à comunidade dentre os Núcleos situados na 5º região fiscal da Receita Federal, que inclui os Estados da Bahia e Sergipe.

Com a realização de 1175 atendimentos gratuitos no período de três meses, de abril a junho de 2023, o Núcleo, localizado na cidade de Guanambi, ficou à frente de NAFs de universidades federais e estaduais baianas e sergipanas. No referido período, pessoas físicas e jurídicas, microempreendedores individuais e entidades sem fins lucrativos foram contemplados com serviços contábeis e orientações tributárias de forma ética, empática e humanizada.

“Esse reconhecimento demonstra a dedicação dos diretores, professores e estudantes envolvidos na transformação da sociedade pela educação e o papel da UniFG no desenvolvimento local. Partindo da reflexão de Paulo Freire, de que ‘a educação não transforma o mundo, a educação muda as pessoas, e as pessoas transformam o mundo’”, comemorou a coordenadora do NAF da UniFG, Maria José Trindade de Azevedo.

Sobre o NAF

O Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF) é um projeto de extensão universitária contínuo desenvolvido pela Receita Federal em parceria com as Instituições de Ensino Superior – IES. O objetivo do Núcleo é oferecer assistência gratuita a pessoas físicas, microempresas, microempreendedores individuais, contribuintes hipossuficientes e às entidades sem fins lucrativos, promovendo uma cooperação mútua entre estudantes, comunidade, instituição de ensino e o órgão federal.

Os atendimentos à comunidade funcionam, ainda, como método de ensino-aprendizagem e de fortalecimento do perfil profissional e cidadão dos estudantes que atuam no Núcleo. Esse contato proporciona aos alunos uma experiência com os serviços prestados e de como se comportar com o cliente, além de acesso a cursos ministrados diretamente pela Receita Federal.

Em 2022, o NAF da UniFG registrou cerca de quatro mil atendimentos à comunidade. A expectativa é que esse número seja superado em 2023. Os cidadãos que procuram os serviços contábeis e fiscais oferecidos pelo NAF UniFG podem se dirigir presencialmente a sede do Núcleo, localizada no prédio do Centro Integrado de Saúde e Serviços (CISS), na Rua Vasco da Gama, Centro de Guanambi. O projeto também oferece atendimento online através do Whatsapp (77) 99854-2136.

Saiba mais a respeito do NAF em: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/acesso-a-informacao/acoes-e-programas/cidadania-fiscal/naf