Estudantes de Medicina da UniFG participam da 4ª edição da Missão    Amazônia em Santarém, no Pará 
 

Matéria

Estudantes de Medicina da UniFG participam da 4ª edição da Missão   Amazônia em Santarém, no Pará 

14 / Agosto / 2023

 

Em ação realizada pela Inspirali, estudantes prestarão atendimento médico a cerca de 2 mil pessoas   das comunidades ribeirinhas às margens do Rio Tapajós  

 

Santarém, 10 de agosto de 2023 – A Inspirali, vertical de Medicina da Ânima Educação, promove a 4ª edição da Missão Amazônia, em Santarém, no Oeste do Pará. A jornada, que teve início na última segunda-feira (07) e conta com a participação de 28 alunos de 9 escolas de Medicina da Inspirali, dentre elas a UniFG, durará 10 dias e vai acontecer nas comunidades ribeirinhas às margens do Rio Tapajós. A viagem teve início na manhã do dia 07 no embarque da equipe no Navio Hospital Escola Abaré, que pertence a UFOTA (Universidade Federal do Oeste do Pará).  

No primeiro dia os estudantes participaram de uma capacitação interna e, em seguida, iniciaram os atendimentos nas comunidades. A expectativa é de atender cerca de 2 mil pessoas neste período. A ação é uma atividade prática e de extensão universitária ao currículo da Inspirali e participam da missão estudantes que já possuem histórico em ações voluntárias, estão no último ano da graduação e fazem parte das universidades Faseh (MG), Unisul (SC), São Judas Tadeu (SP), Universidade Anhembi Morumbi (nos campus de São Paulo, Piracicaba/SP e São José dos Campos/SP), Unifacs (BA), UniFG (BA) e AGES – Jacobina (BA).  

Na missão, estudantes e professores se unirão para oferecer atendimentos de saúde da família a pacientes que têm dificuldades de acesso para consultas médicas no Sistema Único de Saúde (SUS) em cidades paraenses. Eles prestarão atendimentos ginecológicos, pediátricos, cirurgias ambulatoriais e atendimentos de saúde da família em geral (envolve um amplo atendimento incluindo todas as especialidades) buscando melhorar a qualidade de vida da comunidade local. 

“Cada missão é um desafio e, ao mesmo tempo, extremamente gratificante. É uma oportunidade para a comunidade ribeirinha que, por dificuldades geográficas, tem dificuldade ao acesso à saúde. Oportunidade para estudantes de Medicina de diversas localidades do Brasil atuarem de forma consciente e supervisionada em uma realidade totalmente diferente daquela que vivenciam em suas universidades. Chance para professores médicos servirem de norte, referências positivas a futuros médicos. Nossa obrigação como instituição de ensino superior é a de capacitar bons profissionais, mas a Missão Amazônia é um dos caminhos que encontramos para também desenvolvermos grandes seres humanos”, destaca Rodrigo Dias Nunes, coordenador do curso de Medicina da Unisul/Inspirali.  

“Esse perfil solidário faz parte do projeto pedagógico dos cursos de Medicina da Inspirali, devolvendo à sociedade o carinho e oportunidade que diariamente recebemos dela. Levamos ao pulmão do mundo nossos corações, nosso bem mais precioso, contribuindo assim com a realização de um sonho de muitos futuros médicos, de se tornarem úteis ao próximo”, completa. 

Esta é a quarta edição da Missão Amazônia, que já reuniu 90 estudantes de Medicina, orientados por 20 professores e realizaram mais de 5 mil atendimentos clínicos, 600 atendimentos ginecológicos, 200 procedimentos cirúrgicos e mais de 800 imunizações. Foram mais de 60 comunidades visitadas, 2 mil escolas e 100 visitas domiciliares, percorrendo as regiões de Belterra, Aveiro e Santarém. 

“Este é um dos projetos que mais me orgulha na Inspirali, pois é uma oportunidade de nossos alunos desenvolverem na prática todo o conceito teórico que eles aprenderam durante o curso de Medicina e ainda oferecer um atendimento de qualidade a comunidades carentes. Além disso, proporciona uma formação humanizada a nossos médicos, que certamente levarão essa experiência riquíssima para toda sua trajetória profissional”, destaca o Prof. Dr. José Lúcio Machado, diretor médico da Inspirali. 

Navio Hospital Escola Abaré 

O barco-hospital Abaré, a bordo do qual a expedição navegará pelo rio Tapajós, pertence à UFOPA e possui estrutura para atendimento clínico e odontológico: são quatro consultórios, sala para pequenas cirurgias e estrutura de laboratório para análises clínicas e radiografias, além de acomodações para os integrantes da missão. A embarcação, de baixo calado, é própria para navegar em rios mais rasos, o que lhe permite chegar a mais comunidades e será utilizada em todas as expedições do projeto. Ao todo, a embarcação acomoda 55 pessoas, entre passageiros e tripulação.