Com presença de autoridades locais, Cerimônia do Jaleco marca início de jornada acadêmica da 2ª turma de Medicina em Brumado

6 / Outubro / 2023

Evento aconteceu na noite do último sábado (30), na Câmara Municipal de Vereadores

Reunindo mais de 60 aspirantes a médicos e seus familiares e amigos, o Centro Universitário UniFG realizou na noite do último sábado (30), a Cerimônia do Jaleco da segunda turma do curso de Medicina em Brumado, que integra a Inspirali, a vertical de ensino de Medicina do Ecossistema Ânima. O evento, que foi realizado na Câmara Municipal de Vereadores, comemorou o início da formação médica dos estudantes ingressantes em 2023.

Representando a UniFG, estiveram presentes o diretor acadêmico, Igor Leon; o coordenador do curso de Medicina em Brumado, Irineu dos Santos Viana, a coordenadora adjunta da graduação, Hellen Braga Martins Oliveira; além dos professores Diane Costa Moreira; Joaquim de Castro Donato Júnior; Manoela Rios Trindade Carneiro; Nathan das Neves Selis e Nildomar Lima Meira Sobrinho.

O evento contou ainda com as ilustres presenças do prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos; e do secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, que representaram a parceria e papel do poder público na chegada do curso à cidade e na formação de novos médicos para Brumado e região

Durante a cerimônia, os novos acadêmicos vestiram os jalecos e realizaram o juramento da profissão, atos que representam suas responsabilidades frente aos anos de árduo estudo que terão pela frente, além da ética e postura na trajetória profissional que escolheram seguir. O uso do jaleco, nesse caso, transcende sua função necessária ao cumprimento das normas de biossegurança, carregando o simbolismo do compromisso desses futuros profissionais com a vida humana.

Estamos profundamente honrados pela realização de mais uma Cerimônia do Jaleco do curso de Medicina aqui em Brumado. Esse evento reforça a importância dessa graduação para a cidade e região e simboliza o nosso compromisso com a formação médica de qualidade e de cada um dos nossos alunos com a ética profissional. Aproveito para agradecer os esforços de todos aqui presentes e a parceria do poder público nessa jornada. Tenho certeza de que esse é só o começo das muitas realizações dessa turma e da graduação de Medicina da UniFG Brumado”, comemorou o diretor acadêmico da UniFG, Igor Leon.

O curso de Medicina da UniFG é considerado um marco no desenvolvimento do município de Brumado e microrregião, sobretudo nas áreas da Educação e Saúde. Após autorização pelo Ministério da Educação (MEC) em dezembro de 2021, a graduação inaugurou as atividades em março de 2022, oferecendo aos futuros médicos uma estrutura completa e moderna, em um espaço com cerca de 3,8 mil m² de área construída, com seis laboratórios, incluindo um inovador Centro de Simulação Realística, além de 10 consultórios e um auditório com capacidade para 250 alunos.