Mês da Consciência Negra: A arte como expressão das potencialidades negras é tema de evento em Guanambi

21 / Novembro / 2023

Com uma programação de oficinas gratuitas e abertas ao público, o evento acontece nos dias 22 e 23 de novembro, na UniFG – Campus São Sebastião

Como parte das ações voltadas ao Mês da Consciência Negra, o Centro Universitário UniFG, instituição pertencente ao Ecossistema Ânima Educação, promove nos dias 22 e 23 de novembro, a partir das 18h30, o evento gratuito intitulado “A arte como expressão das potencialidades negras”.

A atividade acontece em Guanambi, na UniFG – Campus São Sebastião e é aberta ao público. Os interessados em participar devem se inscrever on-line, por meio do site:

A programação contará com três oficinas e uma exposição, que têm a proposta de trabalhar o antirracismo com foco em expressões artísticas como literatura, artes cênicas e artes plásticas. O objetivo principal da ação é contribuir para o letramento racial de profissionais e estudantes com a utilização de recursos afro referenciados, que auxiliem na construção positiva da identidade da pessoa negra e quebra de estereótipos que apagam a negritude.

O racismo interfere na formação da identidade, promove a rejeição da própria imagem, além de contribuir com fatores de risco para a saúde mental que podem interferir na identidade positiva das pessoas. A partir dessa concepção destrutiva é de suma importância que os profissionais das diversas áreas possam conhecer para intervir e proporcionar a negritude enquanto potência, daí a importância da promoção de um evento como esse”, disse a professora Gabriela dos Santos Vilasboas, uma das coordenadoras da atividade.

Programação completa:

22/11 – 18:30 às 21:30

Oficina “Infância Negra e a educação antirracista: um olhar para a representatividade com base nos livros infanto-juvenis”, com Aline Paulino (psicóloga e escritora) e Avandelson Ferreira (professor e escritor) – Sala 11

Oficina “O corpo em cena”, com Patrícia Vilas Boas (atriz e coordenadora local da Inima Produções) – Sala 14

Oficina “O corpo negro é arte! Um debate sobre nossa ancestralidade”, com Arley Fagner (docente da UniFG e arquiteto), Vincenth Moreira e Pedro Lucca (alunos de Arquitetura e Urbanismo) – Sala 18

23/11 – 18:30 às 21:30

Exposição “A arte como expressão das potencialidades negras” – Sala 30

O quê: Evento “A arte como expressão das potencialidades negras”

Quando: 22 e 23 de novembro, a partir das 18h30;

Onde: UniFG – Campus São Sebastião, em Guanambi – BA;

Quanto: Gratuito;

Link para inscrição: https://www.even3.com.br/semana-da-consciencia-negra-oficina-a-arte-como-expressao-das-potencialidades-negras-414599/