Núcleo de Estágio e Desenvolvimento de Carreira Núcleo de Estágio e Desenvolvimento de Carreira
 

Como funciona

Bem-vindo(a) aos Núcleos de Estágio e de Desenvolvimento e Carreira do Centro Universitário dos Guararapes – UniFG. Aqui, você encontra informações valiosas para estágios realizados ao longo da graduação e orientações sobre os primeiros passos para a sua carreira.


  • O Centro Universitário UNIFG possui um Núcleo específico para o gerenciamento das práticas de Estágios Curriculares Obrigatórios e Não-Obrigatórios de seus cursos. O setor é formado por uma equipe de coordenadores, que realiza a organização documental e estrutural das respectivas práticas de estágios, atendendo as determinações da Lei 11.788/08 (Lei de Estágio), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) de cada curso e as perspectivas do mercado de trabalho.

  • – Administração

    Informativo sobre a entrega de documentação de estágio 2021.1

    Informativo sobre estágio em Administração

    – Biomedicina

    Informativo sobre Estágios 7º e 8º períodos 2020.2

    – Ciências Contábeis

    Informativo de entrega de documentação de estágio de Ciências Contábeis 2021.1

    Informativo sobre estágio de Ciências Contábeis

    – Direito

    Informativo Entrega TCES SAJU 2021.1

    Orientações do Estágio Interno e Externo de Direito – SAJU 2021.1

    – Enfermagem

    08 Informativo sobre Estágio – Enfermagem 2020.2

    – Engenharia Civil

    Informativo de entrega de documentos de estágio – Engenharia Civil 2021.1

    Informativo sobre Estágios Engenharia Civil 2020.2

    – Estética e Cosmética

    Informativo sobre Estágios – Estética e Cosmética 2020.2

    – Farmácia

    INFORMATIVO ENTREGA 9º PERÍODO FARMÁCIA 2021.1

    – Fisioterapia

    Informativo sobre Estágios – Fisioterapia 2020.2

    – Medicina

    Informativo IESC 2020.2

    Informativo sobre a entrega dos Termos de Compromisso de Habilidades VIII 2020.2

    Informativo sobre Termos Internato Hospital Geral de Guanambi 2020.2

    – Medicina Veterinária

    Informativo sobre estágios – Medicina Veterinária 2020.2

    – Nutrição

    Informativo sobre Estágios – Nutrição 2020.2

    – Psicologia

    INFORMATIVO ENTREGA DOCUMENTOS ESTÁGIO PSICOLOGIA 2020.2 E 2021.1

    Informativo sobre Estágio Específico III

    Termo de responsabilidade sobre a NÃO retomada dos Ensino Clínico/Estágios Obrigatórios da UniFG

    – Radiologia
    Informativo sobre Estágios de Radiologia 2020.2

    Os termos de Compromisso de Estágios e Minuta de Convênio estão disponíveis no sistema intranet.

  • A modalidade de Estágio Curricular Não Obrigatório é uma atividade opcional, que faz parte da vivência universitária e resulta em ampliação do conhecimento, quanto aos campos de atuação profissional, favorecendo a aquisição de habilidades. Quando adotado, deve seguir às exigências curriculares previstas no PPC de cada curso, Lei de Estágio nº 11.788, de 25/9/2008 e de acordo as normas contidas nessa Política e Regulamento Geral de Estágio.

    Tal atividade geralmente é utilizada como Atividade Complementar do Curso (ACC) ou para convalidação, quando previsto no PPC do curso. Ambos os critérios devem obedecer os pré-requisitos estabelecidos pela Instituição de Ensino para ter validade acadêmica.

    Neste espaço o acadêmico tem conhecimento dos documentos necessários para formalização desta modalidade de estágio, bem como das vagas disponíveis para seu curso. Atenção: existe um período estabelecido para o início do Estágio Não Obrigatório. Para ter conhecimento, verifique a Matriz Curricular de seu curso.

    Documentos de formalização – Ficha de Cadastro

    A ficha de cadastro só será preenchida quando o Núcleo de Estágios assumir o papel de Interveniente no processo de formalização do estágio. Esta deverá ser preenchida e entregue ao Núcleo (via e-mail: [email protected] ou presencialmente), para que os documentos necessários sejam providenciados – Minuta de Convênio e Termo de Compromisso – e as orientações sobre o preenchimento do Relatório sejam apresentadas.

    Quando o estágio for tramitado por Intervenientes com o IEL, CIEE, etc, o acadêmico deverá contatar o Núcleo para assinatura do Termo de Compromisso e para receber as orientações sobre o preenchimento do Relatório de Atividades Diárias.

  • O Regulamento Geral de Estágio é o documento que orienta quanto aos requisitos legais para a matrícula e o desenvolvimento dos Estágios Curriculares do Centro Universitário UniFG. Por essa razão, é fundamental que todos os envolvidos no processo (Coordenadores de Curso, Supervisores e Preceptores de Estágio e Acadêmicos) tenham conhecimento do conteúdo deste, que tem como eixo norteador, a Lei de Estágio n.º 11.788 de 25 de setembro de 2008 e o Projeto Pedagógico dos cursos de graduação e técnico da UniFG.

    Política e Regulamento Geral de Estágios

  • O desenvolvimento da carreira de um indivíduo se dá a partir de suas decisões e escolhas. Esta decisão de carreira é entendida atualmente, não só como uma responsabilidade individual, mas também como uma competência. Ao trabalhar com as questões relacionadas ao planejamento de carreira e ao seu desenvolvimento profissional, você estará lidando com questões muito pessoais, internas e referentes à sua identidade ocupacional e isto lhe trará a clareza dos seus objetivos, interesses e competências. Este é o espaço em que auxiliaremos você nesse início de sua carreira profissional.

    O Núcleo de desenvolvimento de Carreiras disponibiliza, a alunos e egressos do Centro Universitário UniFG, suporte e preparo para o ingresso na trajetória profissional, preparando-os, atentando-se as nuances mercadológicas condizentes as suas áreas de formação, bem como, a estruturação do seu planejamento de carreira, desenvolvimento de suas competências e aprimoramento de suas deficiências.

    Nossos objetivos

    Auxiliar o aluno/egresso no processo de gestão e planejamento da carreira, através de estratégias que facilitem a inserção dos mesmos no mercado de trabalho e a construção de uma carreira profissional de sucesso.
    Permitir ao aluno/egresso participar de processos de autoconhecimento, avaliação de perfil comportamental, diagnóstico pessoal/profissional, pontos fortes e fracos, competências, habilidades e, consequentemente, o desenvolvimento da sua carreira.
    Propiciar ao aluno oportunidades de carreira, aliando teoria e prática e promovendo atividades aplicadas à realidade de trabalho.
    Consolidar o espaço universitário/acadêmico como campo de prospecção de carreira.
    Auxiliar na formação profissional e ética e valorização da cidadania.

    Nossas linhas de atuação

    O Núcleo de Desenvolvimento de Carreiras possui três tipos de linhas de atuação (Alunos, Egressos e Empresas) com objetivos específicos, que incluem desde a preparação do aluno, captação de vagas e processo seletivo, até a sua efetivação. Em breve estará disponível para você:

    Atendimento ao Aluno/Egresso
    Orientações Especializadas
    Programa Egresso de Sucesso
    Programa de Orientação de Carreira (POC)
    Trilhas de Aperfeiçoamento Profissional (TAP)
    Portal de Oportunidades
    Programa Valoriza
    Talk Show Carreiras UniFG

    CONTATO

    Tel: 3451-8423
    Watsapp: (77) 99854-1385
    e-mail: [email protected]

  • É importante que você, egresso, participe e mantenha sempre atualizados seus dados. Precisamos da sua colaboração, pois acreditamos que conhecer a trajetória do egresso e com ele manter um vínculo contínuo é uma forma eficiente para avaliarmos a qualidade dos cursos oferecidos na UniFG. Além disso, podemos proporcionar oportunidades àqueles que fizeram ou que fazem parte da nossa história.